Francisco Câmara

Procurar

Quais são os meus Talentos? Parte 1

No passado mês de janeiro comecei a dar palestras nas escolas e iniciando o passa a palavra aos mais novos (e não só) de que como podemos fazer dinheiro e efetuar a respetiva gestão do mesmo.

Para quem já viu as palestras ao vivo ou viu o vídeo no meu canal de Youtube (https://www.youtube.com/@franciscocamara.dinheiro) começo dizendo que para fazer dinheiro há que primeiro criar valor. E como podemos criar valor? Ajudando as pessoas/sociedade com o produto ou serviço criado. E por aí vou dando o exemplo do Steve Jobs, do Cristiano Ronaldo, etc. Realço sempre que esse produto ou serviço tem de ser diferenciador. Único. Algo que esteja relacionado com os talentos das pessoas (miúdos e professores).

Costumo até dizer se têm jeito para desenhar porque não vender os vossos desenhos ou fazer pulseiras e por aí fora. E sempre que eu acabava de falar nisto havia miúdos que diziam que não tinham jeito para nada e, pior, professores que diziam que não tinham descoberto o que realmente gostavam de fazer. Não tinham descoberto os seus talentos.

Saía sempre das palestras de dever cumprido mas pensava sempre se estas pessoas não sabem quais os seus talentos, como podem construir algo que seja diferenciador. Pior, como podem ser felizes!!

Então foi aí que me lembrei que posso ajudar. E como posso ajudar? Ajudar os Pais e Filhos a criarem o seu serviço. Ou seja fazer o mesmo que a Rainha Elisabete fez. Ela sabia que tinha jeito para fazer bolos e por isso criou um livro, vídeos e treinos de culinária, criando assim um serviço onde havia muita procura.

O nome desta minha mentoria é “Pai Rico, Filho Rico” e tem como objetivo a criação, lançamento, venda e escalamento de um produto ou serviço que esteja de acordo com os seus talentos. Ou seja, algo diferenciador e de muito valor a oferecer ao mercado.

E o nome “Pai Rico, Filho Rico” porque acho que devo envolver os pais para ajudarem os seus filhos a criarem o seu próprio negócio, orientando-os para o “final feliz” mas também para ajudar os Pais a evoluírem como seres humanos. Ou seja é algo que todo mundo vai ganhar.

Esta mentoria vai começar com esta ajuda, de como podemos descobrir aquilo que nós somos realmente bons e únicos no mundo. Na mentoria vou apresentar um conjunto de passos que irão ajudar no descobrimento desses “tesouros” que estão escondidos lá no interior das pessoas.

Não é ciência astrofísica mas sim algo ao alcance de todos. É ao alcance de todos mas é preciso ter o correto mindset. Por outras palavras, não achar-se que não tem nada de especial e que por isso vai estar sempre a viver de uma forma mediana. Se é assim mais vale nem continua a ler este artigo!

Esta etapa do descobrimento de talentos obriga muita dedicação e envolvimento. Arrisco-me a dizer que esta é a etapa mais importante de todas.

Para isso estou a planear fazer alguns vídeos no meu canal do Youtube a explicar esta etapa, de modo a poder facilitar o processo em si, como também lives nas minhas redes sociais, blogues. Por isso estão todos convidados.

Depois disto a mentoria será orientada para como fazer estudos de mercado, marketing, vendas e controlo do negócio. Etapas importantes mas sem a definição dos talentos, este caminho será inglório.

Por isso estejam atentos às minhas redes sociais onde muita informação será revelada dentro dos próximos dias.

Até lá deixo-vos com esta frase inspiradora para iniciarem a vossa viagem ao vosso interior:

Vocação é o lugar onde a nossa profunda alegria encontra a profunda necessidade do mundo.”

Uma nota importante: A mentoria é constituído por um conjunto de vídeos, onde são orientadas as pessoas para a realização de determinadas tarefas a realizar e por uma live via zoom onde eu explico e oriento os conceitos transmitidos nos audiovisuais. Quero mencionar se não quiserem a mentoria, há a opção de adquirirem os vídeos separadamente desta mentoria ou o pacote completo dos vídeos ou quererem fazer a mentoria. Para já ainda não há nada para ser comprado mas vou dando notícias há medida que as coisas forem avançando.

Se não quiserem nada disto, está tudo certo, continuamos compinchas.

Um abraço do,

 

Francisco

Gostas? Partilha!

Quem escreveu este artigo:

Francisco Câmara

Filho, Pai, Escritor

Uma das minhas missões na vida é ensinar aos jovens (e não só) literacia financeira, de modo que não olhem para O Dinheiro como “a raiz de todo mal”, mas enquanto um meio para serem felizes e realizarem os seus sonhos, chegando à vida adulta com todos os conceitos e métodos para atingirem as suas metas.

O meu objetivo: mudar o Mundo.