O maior investidor do mundo, um senhor chamado Warren Buffet, um dia disse “Se você não encontrar o jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer”. Na altura fui perguntar às pessoas mais chegadas como é que isto pode ser feito e a maioria não respondeu, outras inventaram as coisas mais ridículas que possas imaginar, e por último, admitiram que não percebiam nada de dinheiro e por isso não me conseguiam ajudar. Entre outras coisas, eu só descobri a resposta a essa pergunta no final do ano de 2021. De que como os ricos são ricos! Ao mesmo tempo verifiquei que antes de qualquer ensinamento que possamos adquirir, se não tivermos a mentalidade correta, iremos sempre afirmar que o dinheiro “é a raiz de todo mal” existente no mundo (e como é óbvio isso não é verdade).
O que eu quero dizer com isto é deixar exclusivamente de trocarmos o nosso tempo por dinheiro – trabalhar das 09:00 às 18:00, 5 dias por semana – e começar a obter outros rendimentos provenientes de outros meios (ativos). Algo que faça com que o dinheiro entre na nossa carteira sem o nosso esforço – “… encontrar o jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme…”
Exemplo: Médico. Ele trabalha, vamos imaginar, 4 horas no hospital, mais 4 horas numa clínica, no outro dia mais 10 horas em outra clínica e assim sucessivamente. Se ele quisesse ganhar mais dinheiro, aumentava o seu tempo de trabalho para 18 horas e assim sucessivamente. O problema é que todos nós temos de dormir, incluindo o médico. Senão terá consequências para a sua saúde. O que eu quero dizer com isto é que há um limite para trocar o tempo por dinheiro.
Mas se ele começasse, por exemplo, a fazer vídeos a explicar a sua especialidade, e colocasse à venda no seu site, ou se ele tivesse uma comissão de 40% sempre que passasse um paciente para um outro colega da especialidade, ou ainda escrevia um livro, e sempre que vendia ele ganhava royalties (comissões de vendas), aí nestas situações ele põe o dinheiro a trabalhar para ele! E reparem numa outra situação, no fim de tudo o médico está a ajudar as pessoas. Não só os seus pacientes mas também os seus colegas (com a venda dos vídeos e com a passagem de doentes). O que ele ganha em troca? A sua comissão, o seu Dinheiro.
É este o conceito que temos de ensinar às nossas crianças. Isto não quer dizer que todas serão patrões, ou todas serão médicas, ou engenheiras, não, mas podem aplicar este conceito de colocar o dinheiro a trabalhar para elas!
No livro que eu escrevi “A Rainha, O Jovem e O Dinheiro” dou exemplos de pessoas que inventaram produtos, e que revolucionaram o mundo. Por exemplo Walt Disney. Até aos dias de hoje a empresa que ele fundou ganha dinheiro com a venda de filmes produzidos há 30 anos. O esforço despendido foi para a realização do filme e depois foi por à venda no mercado!
Não estou a dizer que elas, as crianças, vão ser um Walt Disney mas podem começar a criar produtos ou serviços de modo a que ajudem as outras pessoas e ao mesmo tempo ganham dinheiro. Posso dar um exemplo: se o seu filho tiver jeito para o desenho, porque não colocar os desenhos à venda na internet.
Criatividade é algo que todas as crianças têm. Porque não fazerem um vídeo que apele ao riso de adultos e colocar no Youtube. A partir de determinadas visualizações começam a receber uma comissão. Ao fim ao cabo basta puxar pela criatividade! É como se fosse um jogo…
Está na hora de ensinarmos às nossas crianças de como o dinheiro funciona, de que como o dinheiro sustenta-nos e ao mesmo tempo realiza os nossos sonhos. E ao mesmo tempo ajuda as outras pessoas. Chega de afirmarmos que os ricos são ricos porque fizeram falcatruas, que só os privilegiados é que podem sonhar em ganhar dinheiro. Dou um exemplo que cai por terra esta última ideia: 88% dos multimilionários existentes no mundo são milionários porque aprenderam a criar meios (ativos) para colocar o dinheiro a trabalhar para eles. Os restantes 12% são pessoas que nasceram em famílias abastadas!
De todos os exemplos que mencionei acima, expliquem-me (como se eu tivesse 3 anos de idade) onde está a dizer que o Dinheiro é a raiz de todo mal existente no Mundo? Chega, vamos começar a pensar de outra forma. Vamos começar a ensinar aos nossos filhos como ele, o Dinheiro funciona. Vamos começar a mudar o Mundo porque desta forma, como ele está, a coisa não vai lá! E já chega de tanto sofrimento e tristezas. Vamos começar sim em criar alegrias e sorrisos.