Francisco Câmara

Procurar

Como Podes Poupar e Gastar Naquilo que Tu Queres

Olá, espero que tenhas passado um excelente Natal, com muita saúde, paz e rodeado pelas pessoas que mais amas. E já gora com as prendas que pediste na árvore de Natal.

Não queria deixar passar 2022 sem primeiro dar-te mais uma maneira de poderes gerir o teu dinheiro de uma forma mais divertida e útil.

No livro “A Rainha, O Jovem e O Dinheiro” mostra várias formas de poderes investir o teu dinheiro e depois, ao fim de um certo tempo, começares a ganhares dinheiro. Também se estás atento às minhas redes sociais, tens verificado que há várias maneiras de ganhar dinheiro. Até no meu último artigo que eu escrevi no meu blog, dei o exemplo do Roberto. Se não leste aconselho-te a ler.

O que eu ando a “pregar” desde Outubro resume-se aos seguintes pontos:

  1. Definir um valor que queres poupar! Por exemplo até o mealheiro estar cheio!
  2. Todo o dinheiro que receberes, quer seja da mesada, quer seja do(s) teu(s) negócio(s), tens de reservar pelo menos 10% para a tua poupança. Já sabes, se acontecer algum azar, tens sempre dinheiro para pagares esse azar!
  3. Depois de teres o mealheiro cheio, depositas o dinheiro na tua conta bancária.
  4. Estudas um meio de ganhares mais dinheiro, por exemplo fazer pulseiras ou vídeos no Youtube – vê os exemplos do livro;
  5. Se verificares junto dos teus pais e amigos que a tua ideia é original, avança. Investe o que tiveres de investir e começa o quanto antes a gerar dinheiro. Se for uma coisa que vai ajudar as pessoas, acredita que vais ganhar um bom dinheiro.
  6. Ao ganhares dinheiro, agarra outra vez em 10% e poupa, e o restante ou investes no teu negócio ou gastas naquilo que tu queres.

E é neste último ponto que eu quero aprofundar.

Imagina que tens 3 caixas onde possas colocar o teu dinheiro. Essas caixas têm com os seguintes nomes:

  1. Caixa da Poupança;
  2. Caixa Lucro;
  3. Caixa Sonhos;

A primeira é a caixa onde pões os 10% de todo o dinheiro que ganhares (até atingires o valor que definiste no inicio). A Caixa Lucro é a caixa onde colocas todo o teu dinheiro que vem do(s) teu(s) negócio(s). E a Caixa Sonhos é aquela que vais colocar o dinheiro para comprares aquilo que tu queres. Por exemplo um novo telemóvel, ou aquelas sapatilhas que A-M-A-S ou a última Play Station. Consegues imaginar o quanto era bom teres o que desejas ardentemente? É bom, não é?

A pergunta que se põe é como podes alimentar esta caixa? Simples, através da Caixa Lucro. Vais retirando sempre uma parte desse dinheiro que ganhaste com o teu negócio, e vais colocando na Caixa Sonhos. Mas atenção, tens de deixar sempre dinheiro na Caixa Lucro para poderes reinvestir no teu negócio – para comprar materiais, novos equipamentos, etc. Dinheiro que é necessário para melhorar o teu negócio.

Uma outra chamada de atenção: Nunca mas Nunca tires dinheiro da tua Caixa Poupança. Porque esta é a tua segurança. É dinheiro que vais precisar sempre que acontece alguma coisa (e acredita que acontece sempre).

Assim de uma só vez tu poupas dinheiro, ganhas dinheiro e gastas dinheiro naquilo que tu queres, nos teus “sonhos”.

Acredita que desta forma vais estar sempre motivado em melhorares o teu negócio, em poupares mais e andares contente com as coisas que sempre sonhaste.

Espero que já no início do novo ano de 2023 possas ter sucesso nesta tua nova caminhada.

Um bom ano com muitos sonhos concretizados!

 

Francisco

 

Gostas? Partilha!

Quem escreveu este artigo:

Francisco Câmara

Filho, Pai, Escritor

Uma das minhas missões na vida é ensinar aos jovens (e não só) literacia financeira, de modo que não olhem para O Dinheiro como “a raiz de todo mal”, mas enquanto um meio para serem felizes e realizarem os seus sonhos, chegando à vida adulta com todos os conceitos e métodos para atingirem as suas metas.

O meu objetivo: mudar o Mundo.